16/05/2010

Uma visita maravilhosa!



Ha pouco tive a oportunidade de visitar a Itália!
Entre as incríveis cidades charmosas as quais visitei se destacou Sirmione Lago di Garda. O lugar é indescritível!!!!!!!!
Entre suas belíssimas ruas e antigas construções medievais conheci a loja Bortoletti. A loja oferece uma infinidade de produtos de papelaria e artigos especiais para calígrafos.
Dei pulos de alegria ao ver aquelas maravilhas e além de adquirir cabos, penas, tintas e acessórios.. também ganhei uma aula da simpática vendedora sobre a história da escrita e seus similares.
Segundo ela - os primeiros traços da escrita datam 5.000 anos atrás, quando os egípcios escreviam sob rolos de papiro. Os rolos mediam até 40 metros de comprimento e os homens utilizavam uma espécie de tinta composta de fuligem e alumínio.
Os instrumentos foram, então, do material orgânico como cana de bambu (cálamo) os quais exploravam suas cavidades naturais.. até o desenvolvimento do bico de pena cuja aparece pela primeira vez no século VI sendo utilizadas pelos monges cristãos dando origem aos manuscritos do início da civilização ocidental.
A arte de escrever bem, nasceu por volta do século VI, depois da invenção da pena e de papel tissue. A pena permitiu uma escrita macia e fluente, que é superado apenas em 1830, como a invenção da caneta de metal. Seu formato lembra antigos espinhos cortados manualmente e também continha um reservatório natural que permitia uma reserva mínima de tinta.